Comparação do processo de esterilização:

Calor úmido – Autoclaves  X  Estufa – Calor seco

Calor úmido

O processo de esterilização por calor úmido, na forma de vapor saturado sob pressão, é considerado por vários autores, o mais seguro, rápido, eficiente e econômico disponível para instrumentos termorresistentes. Desta forma a esterilização por estufas somente é indicada quando a esterilização em autoclaves é impossibilitada pela natureza do artigo, isto é, quando sofrem dano em presença de umidade ou quando são impermeáveis, como pós e óleos.

Na Odontologia a utilização das estufas foi tradicionalmente o método de escolha para esterilização. Com a chegada de modernas autoclaves de mesa a um custo compatível no mercado, esta tendência vem se invertendo nos últimos anos.

Calor seco

A esterilização em calor seco é feita em estufas elétricas equipadas com resistências e termostato. A circulação de ar quente e o aquecimento dos materiais se fazem de forma lenta e irregular, mesmo quando possuem ventiladores (não é o caso da maioria que está no mercado). Para atingir os parâmetros de esterilização, longos períodos de exposição são necessários e a temperatura é bem mais elevada quando comparada ao calor úmido.

 

Outros fatos  para  mudar para autoclave:

Na RDC Nº 15 de Março de 2012 em seu artigo 92 diz o seguinte: Não é permitido o uso de estufas para a esterilização de produtos para saúde.

You need to add a widget, row, or prebuilt layout before you’ll see anything here. 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *